NOVENA DE SÃO JOÃO CALÁBRIA – 2º DIA

TEMA: BUSCAI PRIMEIRO O REINO

AMBIENTE: símbolos (como sementes, lírios) que expressem o Reino de Deus. Imagem de São João Calábria.

INTRODUÇÃO: Neste segundo encontro aprofundaremos a frase do Evangelho que atingiu a vida de São João Calábria no mais profundo e foi o programa que o guiou ao longo de todos os seus anos: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e o resto vos será dado por acréscimo” (Mt 6,33). Na sua pregação, nos seus escritos, nos projetos dele e da Congregação esta frase é o lema fundamental, o pano de fundo. Trata-se de colocar a Deus e o seu Reino como o primeiro critério de nossa vida.

CANTO: Eu creio na semente

OLHANDO PARA A VIDA: Em fevereiro de 1932, realizava-se na Congregação um desígnio de Deus não previsto pelo próprio Pe. Calábria: a ida dos Pobres Servos à cidade eterna: Roma. O Pe. Calábria exultou diante deste acontecimento e escreveu estas palavras aos padres que se preparavam para partir: “Eu já considero esta vossa ida a Roma como um apelo incomum, um acontecimento que me emociona... Levem para Roma o espírito que anima a nossa Congregação. Um só e único pensamento: o Reino de Deus e a salvação das almas. Sejam Evangelhos vivos”.
Buscar em primeiro lugar o Reino significa dar primazia a Deus, ao Evangelho e aos seus valores. Significa evitar tudo o que é contrário e que pode destruir o Reino. Significa destruir os ídolos do ter, do prazer e do poder. Significa colocar Deus antes e acima de tudo.

PALAVRA DE DEUS: Mt 6,24-34 - Ninguém pode servir a dois senhores. Porque, ou odiará a um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas. Por isso é que eu lhes digo: não fiquem preocupados com a vida, com o que comer; nem com o corpo, com o que vestir. Afinal, a vida não vale mais do que a comida? E o corpo não vale mais do que a roupa? Olhem os pássaros do céu: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, o Pai que está no céu os alimenta. Será que vocês não valem mais do que os pássaros? Quem de vocês pode crescer um só centímetro, à custa de se preocupar com isso? E por que vocês ficam preocupados com a roupa? Olhem como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Eu, porém, lhes digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, muito mais ele fará por vocês, gente de pouca fé! Portanto, não fiquem preocupados, dizendo: O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir? Os pagãos é que ficam procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Pelo contrário, em primeiro lugar busquem o Reino de Deus e a sua justiça, e Deus dará a vocês, em acréscimo, todas essas coisas. Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações. Basta a cada dia a própria dificuldade.

PALAVRA DE SÃO JOÃO CALÁBRIA: O REINO DE DEUS

O Reino de Deus é o estudo prático de Nosso Senhor Jesus Cristo. Cada um de nós deve ser outro Cristo. O Reino de Deus é santificar-nos. O Reino de Deus é a sua Igreja. O Reino de Deus é buscar a Deus nas criaturas que Ele confiou aos nossos cuidados. Buscar a Deus e sua glória em todos os atos e sofrimentos, em todos os nossos sacrifícios. O Reino de Deus é: nenhuma angustia, nenhuma preocupação com o que é temporal. O Reino de Deu é pôr em prática e viver o “Procurai primeiro o Reino de Deus”.

REFLEXÃO: A mensagem e a prática de Deus têm como centro a proclamação do Reino. São João Calábria também nos interpela, como insistência a buscarmos em primeiro lugar o Reino de Deus.
Como Jesus Cristo manifesta o Reino de Deus?
Que sinais de Reino há em nosso mundo, na nossa comunidade?
Que sinais de anti-Reino percebemos?

COMPROMISSO: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus não deve estar só escrito na porta da casa, mas em nossa mente, em nosso coração, em nossas obras”. (São João Calábria). 
         O que vamos fazer para que aconteça o Reino de Deus em nós, na família, na comunidade, no mundo?

CANTO: Buscai primeiro.
CANTO FINAL: Sejamos Evangelhos vivos.

(Texto da Novena tirado do livro: NOVENA DE SÃO JOÃO CALÁBRIA. Congregação Pobres Servos da Divina Providência. Proibida a divulgação sem os créditos).